Pesquisar neste blogue

segunda-feira, 24 de outubro de 2016

"Construindo o Planeta Terra" (relatório do filme)


"Construindo o Planeta Terra"
 
 Tudo começou com uma explosão chamada de Big Bang. Tudo o que existe agora estava comprimido numa "esfera" de partículas que de tanto continha dentro dela, explodiu formando o Universo.

  Com essa explosão as estrelas formaram-se, as estrelas são formadas de hélio e hidrogénio, que ao agruparem-se uma grande quantidade, mas uma grande quantidade formaram uma estrela enorme que mais tarde formou o sol.

O sol é formado por hélio e hidrogénio. A sua massa era muito densa e começou a "lançar bolas de fogos" e algumas dessas bolas de fogo formaram vários planetas, um deles o Planeta Terra.

Um dos outros planetas era o Planeta Teia, que mais tarde chocou com a terra. Uma das partes de Planeta Teia formou a lua. E fez com que a terra ficasse maior de tamanho.

A crosta terrestre forma-se, os vulcões aparecem depois em grande quantidade que perfuram a crosta e deitam o vapor de água.

 Outras camadas formam-se e a atmosfera terrestre também. 

Gases constituintes: dióxido de carbono,

 O vapor de água que antes estava em estado gasoso transforma-se em estado liquído - Aparecimento da água.

Com o aparecimento da água a 1ª proteína aparece. Ao esta juntar-se com mais formam a primeira bactéria - cianobactérias.

Coacervados - conjunto de proteínas.
Estromatório - estrutura formada por cianobactérias.

A cianobactérias realizam a fotosíntesse, ou seja, já libertam oxigénio para a atmosfera.

Mais tarde existe uma força imensa de calor que acaba por dividir o continente em duas partes o que faz com que os vulcões apareçam mais uma vez e, o dióxido de carbono forma as chuvas ácidas o que faz com que as rochas absorverem o dióxido de carbono. E o clima fica com temperaturas muito baixas. Pode-se dizer que a terra era uma "bola de neve" o que realmente era, estava muito fria.

Os vulcões voltam derretendo o gelo e a crosta terrestre torna-se visível outra vez.

Os seres vivos aparecem mais complexos, são a cianobactérias evoluída, e são seres pequenos. Algumas plantas(pequenas) crescem junto da água nas margens.

A camada de ozono forma-se e fica cada vez mais espessa, o que faz com que a vida passe para a terra.

Novas espécies e plantas aparecem, algumas dessas espécies depositam ovos.
As árvores que morrem passam a carvão (carbónico).

Pérmico- extinção em massa (as erupções provocam as chuvas ácidas e destrói uma grande porção das espécies que na terra andavam, as algas foram as únicas que sobreviveram, pois estavam na água).

Da evolução dos répteis os dinossauros aparecem, mais tarde o petróleo forma-se e os seres vivos que vivem na água são mais complexos, maiores e mais rápidos.

Um asteroide dirige-se á terra com uma velocidade de 10km, este mesmo destrói tudo, as árvores ardem e os seres vivos morrem. Tsunamis e asteroides juntam-se ao desastre.

Os dinossauros extinguem-se mas os mamíferos conseguiram sobreviver.

Os hominídeos, os primeiros seres vivos mais parecidos com o ser humano aparecem na terra, eram como primatas mas como a floresta foi desaparecendo obrigou-os a andar com uma marcha bípede em vez de andarem sob quatro patas.


O hominídeo evolui para Homo Sapiens Sapiens e a Europa fica com temperaturas muito baixas. Com este frio os Sapiens passam da Europa para a Ásia e o clima estabiliza chegando a nossa atualidade.

Mas ainda há muito mais para contar!